Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011



São José de Mipibu. quarta-feira, 16 de Novembro de 2011

  A História de São José de Mipibu

Imagem da cidade no início do século XX
Fundação 1758
Significado do Nome
Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subitamente.
Aldeamento
O aldeamento que deu origem ao município, por volta de 1630, já era citado nos relatórios da Capitania do Rio Grande do Norte, como dos mais antigos e populosos. Existiam na capitania, cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se Mopebu.


No final do século XVII, o aldeamento, com vida social em vias de organização, foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.
Formação Administrativa
O distrito foi criado por alvará de 03 de julho de 1758, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 03 de maio de 1788, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal a categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.
Organização Judiciária
O Termo foi criado em 06 de setembro de 1845 e a Comarca, em 26 de julho de 1875. De segunda entrância, sua jurisdição abrange os termos de São José de Mipibu e Nísia Floresta. O poder judiciário é exercido pelo juiz de direito e o ministério público é representado pelo promotor.
A cidade de hoje
Em São José de Mipibu, que outrora foi palco de grandes eventos e exibições dos folguedos populares em datas festivas, pertencentes ao rico folclore nordestino, hoje a população convive com modernas diversões a cargo das novas gerações.


Ainda hoje a cidade se destaca das demais da região agreste, pela imponência de sua Matriz, seus sobrados e casarões, todos centenários e em estilo colonial e barroco, bem como pela hospitalidade do seu povo com os visitantes que aqui comparecem quando da realização de festas e eventos previstos no calendário anual da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário